sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O começo dos Animes no Brasil

À pedido do leitor e amigo Lucas Carvalho, vou postar dois textos aqui com um resumo da história dos animes no Brasil. Boa leitura! =D~

~~ ~~ ~~ ~~ ~~ ~~ ~~ ~~


Os primeiros desenhos animados japoneses (animês), chegaram ao Brasil há quase 30 anos. Nesta época, a TV brasileira começava a exibir os primeiros programas à cores. Muitos estranharam aqueles desenhos tãodiferentes dos já habituais desenhos da Walt Disney e da Max Fleischer. Mas aos poucos, os personagens de olhos grandes e expressivos e suas originais aventuras, foram ganhando a simpatia do público.
A extinta TV Tupi trouxe um dos primeiros desenhos japoneses, O Homem de Aço (Tetsujin 28 Go). Mais tarde, as demais emissoras trariam os também pioneiros MarineBoy (Ganbare! Marin Kid), Oitavo Homem (Eito Man), Super Dínamo (Paa Man), Príncipe Planeta (Yuusei Shonen Papii) e Esquadrão Arco-Íris (Rainbow Sentai Robin).



De 1968 a 1973, várias séries em preto e branco foram exibidas na íntegra, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Isso possibilitou a transformação de alguns personagens em verdadeiros clássicos. No final dos anos 60, os grandes heróis eram o Oitavo Homem e Príncipe Planeta. Já nos anos 70, Speed Racer (Mach Go Go Go) e A Princesa e o Cavaleiro(Ribon no Kishi), imperavam absolutos. Essa década também foi marcada pela transmissão de Fantomas (Ogon Bato) e Sawamu (Kiku No Oni).
No final da década 70 e início dos 80, a então recém-nascida emissora TVS/SBT decidiu investir pesado nos animes, principalmente nos que tinham um apelo mais dramático e romântico. Foi a vez de Heidi (Arupsu noShooju Haiji), Candy Candy, Honey Honey e Marco (Haha o Tazunete Sanzenri) ganharem seus espaços na tela brasileira.
Na década de 80, a atenção dos telespectadores foi desviada para a TV Manchete, que tinha em sua programação um dos ícones da animação japonesa,Patrulha Estrelar (Chuusenkan Yamato). Esse desenho virou mania no Canadá, EUA e Japão. E no Brasil não foi diferente. Mas ter uma legião de adoradores não era privilégio só de Patrulha Estrelar, outros também conquistaram milhares de fãs brasileiros. O Pirata do Espaço (Gloizer X), Don Drácula, Robotech, A Guerra das Galáxias (Macross) e Zillion (Akai Koudan Jirion), ainda hoje fazem os fãs suspirarem de saudades.


(via RetrôTV)


~~ ~~ ~~ ~~ ~~ ~~ ~~ ~~


 [...] Em meados da década de 90, existia a famosa Rede Manchete (Atual RedeTV!), que exibiu diversos Animes, dentre eles Captain Tsubasa (Super Campeões), YuYu Hakusho, Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco), Sailor Moon, Samurai Warriors e (Tenkuu Senki) Shurato.
O sucesso foi tão grande que fez a emissora Rede Band exibiu o seriado (não-anime) Ultraman Tiga, que também fez sucesso.
Interessante notar o tamanho sucesso que teve Super Campeões no Brasil. Foi tanto sucesso que a RedeTV! comprou uma série chamada Inazuma Eleven (Tradução literal: Trovões Onze), que foi chamado de “Super Onze” e teve sua exibição no ano de 2010. Pouco antes de Super Onze, passava o Anime “Kodai Oja Kyoryu Kingu”, chamado de Dinossauro Rei.
Fora estes, diversos Animes também foram comprados por emissoras brasileiras. Record exibiu Pokémon, a Globo exibiu Digimon e Yu-Gi-Oh! e a Band exibiu Tenchi Muyo e Jibaku-Kun (Bucky). Isso na TV aberta. Nas TV’s a cabo, é possível encontrar a Animax, um canal que exibiu uma grande quantia de Animes. Alguns exemplos são Fullmetal Alchemist, Death Note, Fate/Stay Night, Get Backers, Rurouni Kenshin (Samurai X), Neon Genesis Evangelion, Bleach, .hack//SIGN, One Piece, Saber Marionette e Wolfs Rain.
Graças a tal repercussão dos Animes no Brasil, foram criados vários eventos de anime, onde é possível encontrar pessoas que partilham o mesmo gosto por anime (os chamados “Otakus”).[...]

O que é "Cosplay"?


[...] “Cosplay” é um termo de abreviação de “Costume Play” (Tradução: Representação de Caráter/Roupa de Personagem). Cosplayers são os que fazem Cosplay.
O “Cosplay” é como fazer uma homenagem à um personagem de uma série (não necessariamente Anime), fazendo a roupa de tal personagem e assim, se transformar no “personagem escolhido”.
Diferente de algumas pessoas do Japão, os Brasileiros não tem o costume de usar Cosplay diariamente, somente em dias de eventos de Anime.
(via Opinato)


~ Obrigada pela sugestão, Lucas! =D ~


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reaja! Comente! Critique! Faça uma blogueira feliz! :D
~~~ Os comentários são moderados, a fim de evitar spam... então talvez demore um pouco pro seu comentário ser publicado. ~~~