quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Gustave, o maior crocodilo do continente africano

Adaptado de Medo B e BBC News



Gustave é um crocodilo do Nilo de aproximadamente 6 ou 7 metros de comprimento (Segundo uma estimativa de 2007 feita pelo National Geographic), e que pesa mais de uma tonelada. É conhecido por ser o maior crocodilo do continente Africano, e ganhou o nome graças a Patrice Faye, um morador de Burundi (País onde Gustave se encontra) que tenta caçar o bicho desde 1998, ainda sem sucesso. 

Por que Gustave é tão conhecido e temido aonde vive? Porque seu prato predileto são...Pessoas! 
Exatamente, Gustave gosta de comer carne humana! 


Estima-se que o crocodilo já tenha matado mais de 300 pessoas em um período de apenas 10 anos! 
Acredita-se que ele tenha adquirido o gosto por humanos após devorar os cadáveres daqueles que morreram durante a guerra civil que atingiu Burundi. Depois disso, ele começou a atacar quem quer que estivesse no seu rio, o Ruzizi. 
Dizem que ele utiliza a cauda para derrubar as pessoas que estão em pé no rio e depois as devora. Pescadores já tentaram atirar nele, mas totalmente em vão; segundo eles, balas não penetram o couro do bicho, deixando apenas cicatrizes. 

(Foto tirada pela National Geographic em 2008)


Algo curioso sobre Gustave é que por causa do seu peso e tamanho, ele não é um caçador excepcional. Em uma entrevista dada à BBC em 2002, Patrice Fay, aquele que nomeou o crocodilo, explica alguns fatos interessantes sobre ele: 


"Ele é enorme. Tem três vezes o tamanho de qualquer outro crocodilo em Burundi. Ele não é muito rápido e não se alimenta do que os outros crocodilos daqui comem - peixes e pequenos mamíferos. Ele ataca presas lentas, que são mais fáceis de capturar. Gustave é muito perigoso quando sai do Ruzizi para acasalar.


Ele viaja por toda a área de Rumonge e Minago, e come pescadores e banhistas que estão no caminho. Pode comer 10, 15 ou 20 pessoas ao longo da margem. Um ano, eu segui seus passos durante este período, e 17 pessoas foram comidas entre Kanyosha e Minago, e Kabezi e Magra." 





Apesar de ser lento, Gustave é muito inteligente, e jamais chegou a ser capturado, evitando as várias armadilhas que já foram colocadas para ele. Mas já figurou um documentário, produzido em 2002 (todo em inglês): 


E também é o personagem principal de um filme de 2007, chamado Primitivo (Primveal). 

Ele conta a história de um grupo de repórters que vão à Burundi documentar sobre Gustave. O filme também intercala com a situação que o país passava na época, uma sangrenta guerra civil. 

O crocodilo é extremamente exagerado no filme, ele é rápido, muito maior do que 7 metros, e é simplesmente uma máquina de matar que não morre nem jogando granadas na água.




Em 2002, foi estimado que Gustave teria 60 anos, aproximadamente. E ele ainda está lá, em Ruzuzi, solto, atacando as pessoas. 

(Gustave atrás de dois colegas crocodilos)




Um comentário:

Reaja! Comente! Critique! Faça uma blogueira feliz! :D
~~~ Os comentários são moderados, a fim de evitar spam... então talvez demore um pouco pro seu comentário ser publicado. ~~~