quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mario vs Sonic

Boa tarde, fiéis leitores!
Hoje, para começar nosso dia de posts, trouxe um texto bem legal do leitor e amigo, @fillipedin (Fillipe, mais conhecido como Bonitão xD).

Boa leitura!

ps.: Eu fico do lado do Sonic \o/ ahduhsudd


Discussões inúteis na internet: Mario vs Sonic




Todos sabem que a rede mundial está sobrecarregada de inutilidades de todos os tipos. Entre estas inutilidades, temos as famosas discussões sobre “quem é melhor” ou “quem ganharia em uma briga”, envolvendo ícones da nossa infância, como personagens de desenhos, jogos, filmes, etc. Tudo bem, afinal de contas, quem nunca se perguntou esse tipo de coisa quando criança, não é?

“Nossa, quem venceria uma luta entre Goku e Superman?”

Esse tipo de conversa exigia uma grande quantidade de informações inúteis da parte de quem iria defender seu herói. O conhecimento necessário para esse nível de discussão entre pirralhos ia das fraquezas do seu favorito até o que ele seria capaz de fazer com apenas um dedo. Sem falar que era uma coisa extremamente gratificante quando conseguíamos deixar o outro sem argumentos, não pelo fato de termos ganhado a discussão, mas pelo nosso herói ter vencido a batalha.
O fato é que a internet proporcionou a homens adultos, formados, com família, emprego e contas pra pagar, a chance de continuarem com essas discussões. Aí que a porra ficou séria.
Hoje temos homens barbados que dedicam-se a ciência de defender seu ponto de vista sobre assuntos extremamente sem importância alguma para a humanidade e que, provavelmente, nunca terão uma resposta concreta. Eu, obviamente, não poderia deixar de fazer o mesmo.
Entre essas infindáveis disputas sobre seres inexistentes se espancando em cenários pouco prováveis, temos uma que envolve não dois personagens, mas duas franquias de jogos que, eu tenho certeza, estiveram presentes em boa parte da nossa infância – se ainda não tiverem presença constante no dia a dia dos vagabundos mundo afora.
Sonic e Super Mario disputam pelo título de melhor jogo de plataforma desde que o ócio se apoderou da vida de adultos nostálgicos (leia-se blogueiros ou chaners).
Mas a questão é: qual dos dois é o melhor?
Temos muito para levar em consideração quando comparamos dois jogos. Características como jogabilidade, gráfico, trilha sonora e enredo, são essenciais para que cheguemos a uma resposta definitiva.
Uma coisa, porém, é deixada de lado (ou nem mesmo é levada em conta) quando falamos de jogos: A CONSTRUÇÃO DO CARÁTER DE UM SER HUMANO.
Isso mesmo, meus amigos símios, o status da porra acaba de mudar de sério para ALOKA.
Como eu já disse, esses jogos estiveram muito presentes na nossa infância, o que faz com que eles tenham um grande peso na nossa formação de caráter – tendo em vista que essa é a fase em que desenvolvemos grande parte da nossa noção de certo, errado, justo, injusto, etc. Vos pergunto-lhes a vocês, então: qual destes dois nobres protagonistas desempenharia melhor tal função?
De um lado temos o segundo imigrante italiano mais famoso do mundo, perdendo apenas pro Radicci: MARIO. A primeira vista, o gentil encanador tem uma missão muito nobre: salvar o amor de sua vida, Princesa Peach.
Durante o jogo, Mario põe em risco a sua vida e a de seus amigos diversas vezes para salvar sua donzela em perigo. Ele dedica cada segundo de seu tempo a aniquilar qualquer planta ou animal que cruze seu caminho. Todo o dinheiro adquirido durante as fases é guardado para conseguir seu suado “1UP”, ou seja, mais um sacrifício para chegar até sua amada. Além de tudo isso, não pensa duas vezes antes de deixar ou se livrar de seus Yoshis durante o jogo (independente de cor, sexo ou religião) para alcançar seu objetivo.
É... talvez ele não seja TÃO nobre assim.
O jogo nos obriga a fazer coisas das quais nos arrependeríamos de fazer na vida real. Molestar animais indefesos, deixar amigos para trás, sem auxílio e em situações de extremo perigo, suar feito louco para ganhar seu rico dinheirinho para depois gastá-lo com uma criatura que vai agradecer com uma singela beijoca no nariz. Sim, caros amigos, para quem nunca terminou o jogo, é assim que a Princesa agradece ao herói que salvou sua vida. Não rola nem um peitinho, da pra acreditar?
Mas afinal, QUEM AQUI NUNCA CORREU ATRÁS DE ALGUÉM, PASSANDO POR CIMA DE TUDO E DE TODOS, PARA GANHAR UM MÍSERO BEIJINHO NA PONTA DA NARIGA? Pois é, amigo, complexo de Mario. O jogo nos influencia a ser assim. O estranho é que tem muita Princesa Peach por aí que nunca jogou Super Mario... vai entender. Talvez a intenção fosse alertar o público masculino sobre o que estaria por vir em algum ponto de nossas vidas.
Outro pobre ser que sofre de um sério complexo de Mario é o pequeno herói de Hyrule, Zelda Link. Esse é um caso perdido, mas que será analisado em uma próxima oportunidade.

Do outro lado da balança temos o ouriço azul mais rápido dos jogos de plataforma em 2D (também o único): SONIC.
O objetivo de Sonic é um pouco parecido com o de Mario, pois ambos são baseados em resgates, porém é menos egoísta. No caso do ouriço, sua grande quest é salvar seus amigos, sua ilha e o mundo onde vive, destruindo as máquinas mortais do Dr.Robotnik.
Claro que alguém vai dizer : “MAIS BONITAU O MARIO SALVA O MUNDO TBM” Não, o Mario salva a Peach. O mundo ter sido “salvo” é apenas uma consequência.
Além disso, podemos notar que o modo como Sonic leva o jogo é muito mais leve. Para começar, ele faz o que realmente gosta. Sendo o ouriço mais rápido do mundo, sua paixão é correr, o que faz do início ao fim do jogo; em contrapartida, não vemos Mario exercendo sua querida profissão de encanador (descer por canos gigantes não conta como exercer profissão, pois isso eu também faço e não recebo nada).
Aliás, dinheiro também não é uma grande obsessão de Sonic, podendo atravessar uma zona inteira com apenas uma moeda (anel) e, ainda assim, alcançar seu objetivo.
Também há uma grande mudança na forma como ele é recebido pelos seus amigos depois de tê-los salvo. Sonic é recepcionado com PULOS de alegria e o sorriso no rosto do ouriço não deixa dúvidas do orgulho que sente ao ver seus confrades novamente a salvo. Mario, por outro lado, mantém sempre a mesma expressão exausta de quem não conseguiu o que queria. Por fim, não importando quantas moedas (anéis) Sonic tenha, depois de salvar seus amigos ele volta à zero, o que me leva a crer que eles gastaram tudo com mulheres e bebida como deve ser.

Podemos dizer então, que tanto Sonic quanto Mario são dois grandes ícones dos jogos de aventura em plataforma e que marcaram mais de uma geração mostrando que não é necessário nada mais que simples objetivo – por mais nobre ou inútil que seja – para divertir milhões de desocupados pelo mundo. Sendo assim, não podemos REALMENTE escolher um melhor, até porque, cada um tem uma visão diferente de como as coisas são.

Mas e vocês, qual lado escolheriam?

Fillipe Diniz




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reaja! Comente! Critique! Faça uma blogueira feliz! :D
~~~ Os comentários são moderados, a fim de evitar spam... então talvez demore um pouco pro seu comentário ser publicado. ~~~