sábado, 14 de abril de 2012

Proteína na dieta vegan: A perpectiva de um fisiculturista

Adaptado de Economizem Vacas


Derek Tresize é um fisiculturista vegano,  e escreveu esse artigo para o site OneGreenPlanet


Gente, olha o tamanho do cara!! O_O'
Vem me dizer agora que quem não come carne fica raquítico e sem proteínas, vem u_u

Proteína na dieta vegan: A perpectiva de um fisiculturista


A pergunta mais comum que o vegano tem que ouvir, após declarar ser adepto de uma dieta totalmente vegetal é : De onde você tira as proteínas? Você come proteínas suficiente?

Esses questionamentos são geralmente feitos por quem acha que a dieta vegana vai te deixar tão magro quanto um raquítico e que sequer sabem alguma coisa de dieta.

Esses questionamentos deixam qualquer vegan prá lá de frustado. E sabendo disso, os veganos precisam ter a resposta na ponta da língua.

Então, da onde vem nossa proteína?

Fomos criados na concepção de que precisamos de muita proteína para crescer forte e saudável.

E para comer tudo isso era preciso que carne e produtos derivados de leite fossem a peça central da nossa alimentação.

Vegetais eram unicamente desagradáveis mas necessários para que "ganhássemos" a sobremesa!
O fato de o brócolis ter duas vezes mais proteínas por caloria do que o bife do seu prato (11.2g vs 5.4g por 100 calorias) é um fato completamente desconhecido e a maioria das pessoas duvidam seriamente que uma dieta verde pode suprir toda sua necessidade de proteínas.

Mas me diz uma coisa, qual a verdadeira origem da proteína? Sim, os músculos são compostos de muita proteína. Mas como os animais ganham essa proteína?

Animais precisam ingerir aminoácidos (a peça básica para a formação de proteínas) das plantas para a formação do tecido muscular.

E o organismo animal tem a capacidade de converter certos aminoácidos em outros, dependendo da necessidade, mas o que o organismo não consegue é converter aminoácidos em, o que chamamos de, aminoácidos essenciais - somente plantas conseguem fazer isso.

Quando você olha seu bife no prato, não está vendo a única possibilidade alimentar de fonte proteínas da natureza, na verdade você está vendo é proteína de segunda-mão.

Na verdade, ali, naquele bife, você tem: proteína vegetal desprovida de fibras, antioxidantes, minerais e vitaminas, embalada em um pacote de colesterol e resíduos contaminantes oriundos do ambiente. 

Já o brócolis tem toneladas de nutrientes e proteínas naturais.

Para fazer ainda mais sentido considere o seguinte: se as plantas não possuem proteínas e você precisa de proteínas para crescer forte e saudável, como, em toda Terra , animais como elefantes, gorilas e bois, são grandes e fortes comendo apenas plantas?

Uma dieta verde variada, pode, obviamente sustentar um corpo grande e forte.

Um típico humano adulto necessita de 46 a 56 gramas de proteína por dia, facilmente fornecida por uma dieta verde e integral.

 E s aminoácidos essenciais, o mundo vegetal podem te garantir todos que seu corpo necessita. Segredo: Variar a alimentação!

 Agora que está claro que uma dieta vegan possui toda a proteína que o corpo precisa, vamos considerar como ela é produzida até ser colocada no seu prato.

Com relação a comida vegetal é simples: um pedaço de terra, sementes plantadas, água, nutrientes,  trabalho duro e o transporte do agricultor até o supermercado.

Agora considere a proteína de origem animal: Quanto de ração consome um animal em sua vida antes de ir para o abatedouro? Quanto de terra, água, nutrientes e trabalho foi preciso para produzir toda essa comida?

Além do mais, quanta água, terra, e trabalho foi preciso para criar esse animal, abatê-lo, processá-lo e transportá-lo...?

A pecuária consome massiva proporção de fontes essenciais para converter proteína vegetal em tecido muscular, (esse aí que está sangrando no seu prato!). Então, por que não ignorar o intermediário?

Quando consegue perceber esse ponto de vista, as coisas vão ficando mais claras, e é fácil entender que as plantas não só são uma fonte riquíssima de proteínas embaladas por um emaranhado de nutrientes essenciais  como também uma forma de usar menos terra, água, trabalho e produzir menos poluição no objetivo final que é se alimentar.

Além do mais, a dieta vegan oferece espetaculares benefícios à saúde, como a prevenção de diversos tipos de câncer, doenças do coração e diabetes, entre outras doenças.

Com essas informações na bagagem, a próxima vez que te perguntarem: - De onde vem a sua proteína? Você vai querer muito perguntar para o questionador se ELE realmente sabe de onde as proteínas vem.


Um comentário:

  1. Meoo que materia interessante , o/ curti!


    Nossa ando master hiper blaster sedentaria , fato!

    ResponderExcluir

Reaja! Comente! Critique! Faça uma blogueira feliz! :D
~~~ Os comentários são moderados, a fim de evitar spam... então talvez demore um pouco pro seu comentário ser publicado. ~~~