terça-feira, 23 de agosto de 2011

23 de agosto: Feliz Dia do Internauta! =D


Agosto é o mês de aniversário do aparecimento de World Wide Web (ou WWW).
De acordo com o site Diário de um Repórter, o Ibope Nielsen Online, em julho de 2011, informou que havia 64,8 milhões de internautas no Brasil, um aumento de 2,5 milhões em relação a junho. E todos os dias, cerca de 500 mil pessoas entram pela primeira vez na Internet; a cada minuto são disponibilizadas 20 horas de vídeos no YouTube; a cada segundo um novo blog é criado. Em 1982, haviam 315 sites na Internet. Hoje, existem cerca de 174 milhões.

O dia 23 de agosto ficou conhecido mundialmente depois de uma grande passeata nos anos 90, na Praça Campo de Bagatelle (São Paulo) após o IGF Brazil - Internet Governance Forum, realizada para comemorar a importância da Internet e as realizações feitas por internautas do mundo todo. Essa passeata reuniu milhares de pessoas.

William Gibson, escritor do estilo Cyberpunk, definiu o conceito de subjetividade comunitária (em 1984, muito antes de Orkut, Twitter, Heello, Facebook, etc): 

"Uma alucinação consensual, vivida diariamente por bilhões de operadores legítimos, em todas as nações, por crianças a quem estão ensinando conceitos matemáticos... Uma representação gráfica de dados abstraídos dos bancos de todos os computadores do sistema humano. Uma complexidade impensável. Linhas de luz alinhadas que abrangem o universo não-espaço da mente; nebulosas e constelações infindáveis de dados."
(Neuromancer - William Gibson - 1984 - p.48)

Só por poder acessar essa página, já é motivo para comemorar! Feliz Dia do Internauta! \õ/





2 comentários:

Reaja! Comente! Critique! Faça uma blogueira feliz! :D
~~~ Os comentários são moderados, a fim de evitar spam... então talvez demore um pouco pro seu comentário ser publicado. ~~~