O animal tem até 9 centímetros de comprimento e foi encontrado no Oceano Pacífico
Cientistas encontraram uma nova espécie de enguia que mais parece um fóssil vivo. O animal possui características de enguias que existiram há 200 milhões de anos, tão antigas quanto os dinossauros. A nova espécie foi encontradaa 35 metros de profundidade em uma caverna debaixo do Oceano Pacífico, na república de Palau, cerca de 800 quilômetros a leste das Filipinas. A enguia amarronzada tem apenas 4,3 centímetros de comprimento.
A nova enguia não se parece com as espécies conhecidas. A começar pela cabeça, desproporcionalmente maior que o pequeno corpo. Além disso, o animal possui guelras distintas e barbatanas com detalhes brancos. Nem os pesquisadores identificaram-no como uma enguia quando o encontram pela primeira vez.
Oito espécies foram recolhidas e tiveram o DNA analisado para garantir que eram parte da família genética das enguias. A caverna submarina onde foram encontradas possui entre 60 e 70 milhões de anos.
Pode ser que as enguias existam em grandes quantidades, mas os cientistas só encontraram a espécie em um lugar. Autoridades estão discutindo se consideram o animal ameaçado de extinção, para evitar que mergulhadores curiosos visitem o local.
(via Veja)
Veja um vídeo da enguia AQUI.
Tweet
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reaja! Comente! Critique! Faça uma blogueira feliz! :D
~~~ Os comentários são moderados, a fim de evitar spam... então talvez demore um pouco pro seu comentário ser publicado. ~~~