quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cientistas descobrem espécie de enguia com características de animal pré-histórico

O animal tem até 9 centímetros de comprimento e foi encontrado no Oceano Pacífico 

Cientistas encontraram uma nova espécie de enguia que mais parece um fóssil vivo. O animal possui características de enguias que existiram há 200 milhões de anos, tão antigas quanto os dinossauros. A nova espécie foi encontradaa 35 metros de profundidade em uma caverna debaixo do Oceano Pacífico, na república de Palau, cerca de 800 quilômetros a leste das Filipinas. A enguia amarronzada tem apenas 4,3 centímetros de comprimento.

Foi necessário criar uma classificação completamente nova para a espécie. Nenhuma das outras 819 enguias existentes, agrupadas em 19 famílias, é parecida com à Protoanguilla palau. O nome é uma mistura de grego com latim e significa "a primeira enguia". É o único exemplo da recém-criada família Protoanguillidae. O animal foi encontrado por cientistas japoneses do museu de história natural de Chiba, no Japão. As descobertas estão relatadas noProceedings of the Royal Society B, periódico da Sociedade Real de Londres para o Progresso do Conhecimento da Natureza voltado para a área biológica.
A nova enguia não se parece com as espécies conhecidas. A começar pela cabeça, desproporcionalmente maior que o pequeno corpo. Além disso, o animal possui guelras distintas e barbatanas com detalhes brancos. Nem os pesquisadores identificaram-no como uma enguia quando o encontram pela primeira vez.

Oito espécies foram recolhidas e tiveram o DNA analisado para garantir que eram parte da família genética das enguias. A caverna submarina onde foram encontradas possui entre 60 e 70 milhões de anos. 

Pode ser que as enguias existam em grandes quantidades, mas os cientistas só encontraram a espécie em um lugar. Autoridades estão discutindo se consideram o animal ameaçado de extinção, para evitar que mergulhadores curiosos visitem o local.

(via Veja)
Veja um vídeo da enguia AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reaja! Comente! Critique! Faça uma blogueira feliz! :D
~~~ Os comentários são moderados, a fim de evitar spam... então talvez demore um pouco pro seu comentário ser publicado. ~~~